Encontre no blog

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

SAMSKARAS




"Existe um provérbio antigo que diz: "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura".

Nossos hábitos do cotidiano são formados pela nossa postura mental de cada dia, cada hora e cada momento. E os hábitos do cotidiano moldam toda a nossa vida, assim como as gotas de água que caem incessantemente sobre uma pedra e acabam furando-a.

Podemos alcançar êxito nesta vida ou amargar fracassos, dependendo de termos ou não bons hábitos no cotidiano."

(Orações Diárias - Masanobu Taniguchi - pág. 209)



Esse texto nos lembra dos Samskaras, as impressões profundas de nossa Mente (ou para alguns, no Subconsciente). São os Samskaras que determinam nosso modo de agir, nossos hábitos. Portanto, temos que desmantelar os ruins (ou que não nos servem) e criar os bons, que nos auxiliarão em nosso processo evolutivo.

Sempre devemos lembrar que agir sobre os efeitos de alguma coisa não adianta nada, mas sim sobre as ações. No primeiro caso, já aconteceu, e o efeito resultando é apenas a consequência de tudo. Já no segundo, podemos definir a trajetória de todo o resto.




Basta lembrar a história do arqueiro: não adianta mirar em um lugar e, depois de atingir o alvo neste, reclamar do ponto que foi atingido (quando, de fato, queria-se atingir outro). O bom arqueiro é aquele que usa a flecha que tem da melhor maneira.

Assim, as flechas ruins que ainda temos apenas aceitamos, porém sempre tentando mudar para ter em mãos as melhores e, dessa forma, atingir melhor o alvo que realmente queremos. Para isso, muita prática é necessária.



Namastê,

Luis Mauricio

Nenhum comentário: