Encontre no blog

terça-feira, 10 de março de 2009

Yoga e Saúde

Muito se fala sobre Yoga nos diversos meios de comunicação. Por vezes, torna-se difícil "triar" essa gama toda de informações e saber o que real e o que se tornou mito.


O Yoga (palavra masculina derivada do sânscrito, literalmente quer dizer União) é uma das seis Escolas Filosóficas da India. Havia uma enorme quantidade de ensinamentos sobre essa prática (evidências apontam para 9.000 anos), mas somente quando Patanjali (sábio indiano que viveu no século II) codificou toda a informação no Yoga Sutra, por volta de 150d.C., é que o Yoga foi considerado uma Escola.


Por se tratar de uma filosofia, aborda diversos aspectos do ser humano: físicos, emocionais, psicológicos, energéticos, entre outros. Para quem busca os benefícios da prática, é importante saber como ela pode auxiliar no dia-a-dia para melhorar a saúde e promover a paz interior tão desejada por todos.


Existem diversas linhas de Yoga que foram se diversificando a partir de uma mesma fonte (devido à cultura, região, mestres, entre outros fatores), dentre eles o Hatha Yoga. Essa vertente trabalha com a parte física/corporal para se obter os resultados desejados, por isso as aulas dessa modalidade utilizam técnicas específicas como os ásanas (posturas), exercícios de respiração, de concentração, relaxamento e meditação.


Em poucas semanas, com uma prática assídua (indicado um mínimo de duas vezes por semana) o iniciante pode sentir os benefícios do Yoga. Sua flexibilidade aumenta, a ansiedade diminui, bem como o estresse. Além disso, os sistemas respiratório, digestório, circulatório e nervoso são extremamente beneficiados com a prática, pois as técnicas utilizadas atuam diretamente nesses.


A prática do Yoga é indicado para todas as pessoas. Algumas observações são importantes: as crianças têm um melhor aproveitamento quando iniciam à partir dos 7 anos. Gestantes já praticantes podem continuar até o 7º mês de gravidez (sempre com acompanhamento médico), já àquelas que querem começar depois de engravidar, o ideal é fazer aulas particulares ou procurar turmas de gestantes. A terceira idade é extremamente beneficiada com técnicas completamente acessíveis e voltadas para suas necessidades, principalmente priorizando coluna, juntas e respiração (sempre devem ser acompanhados por um médico).


Encontrar o caminho do meio no mundo atual é um verdadeiro desafio, e com uma ferramenta como o Yoga ao alcance de todos isso é complemente possível. Pratique, sinta-se em paz e com muita saúde.



NAMASTÊ,


Luis Mauricio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Luis,

Parabéns pelo seu blog, ele está maravilhoso! Nunca desista dos seu sonhos, lute até o fim sem se preocupar com o que virá pela frente, tenho certeza de que você terá muito sucesso!

Um abraço, com muito carinho

Bia Alvarenga.

namastê!