Encontre no blog

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Yoga Sutras de Patanjali

O Yoga foi considerado um dárshana - uma das seis escolas Hindus - devido ao Yoga Sutra, compilado por Patanjali no ano de 150 d.C. (convenção, por não se saber ao certo quando foi). Geoerg Feuerstein, em seu aclamado livro "A Tradição do Yoga", coloca que "o Yoga de Patajali representa um verdadeiro clímax do desenvolvimento da tecnologia yogue."

O Yoga Sutra possui 196 aforismo e tem início com "atha yoganusasanan", que significa "Agora começa a prática do Yoga". O trabalho completo pode ser verificado no link "Yoga Sutras em Português" na sessão Sites de Yoga do blog.

Abaixo, seguem-se os oito passos do Yoga de Patanjali, os quais formam uma sequência prática para se atingir a Iluminação, que é a proposta do Yoga.

1 – Yamas: a disciplina moral. Serve para o yogin se harmonizar com os demais seres. É composta de cinco obrigações morais:

– Ahimsâ: Não-violência;
– Satya: Veracidade;
– Asteya: Honestidade;
- Brahmacharya: Castidade;
- Aparigraha: Renúncia ao sentimento de posse;

2 – Niyamas: Princípios do autocontrole. Diz respeito à vida interior do yogin. Serve para este se harmonizar com a vida e com a Realidade transcendental:

– Saucha: Pureza, limpeza;
– Samtosha: Contentamento, bem estar, alegria;
– Tapas: Ascese, auto-superação, esforço sobre si mesmo;
– Svâdhyâya: Estudo, observar-se;
– Îshvara-pranidhâna: Devoção, entrega ao Senhor;


3 - Ásanas: Postura firme e confortável;

4 - Pranayamas: controle/expansão da respiração;

5 - Pratyahara: Recolhimento dos sentidos;

6 - Dhárana: Concentração;

7 - Dhyana: Meditação;

8 - Samadhi: Iluminação;


É difícil, como em qualquer aprendizado ou prática, querer seguir oito passos de uma só vez. Por isso, pode-se escolher um deles, principalmente entre os Yamas e Nyamas, e segui-lo. Conseguindo seguir apenas um deles, o praticante já pode se considerar no caminho correto e passar para o próximo. Dizem os sábios que sem os Yamas e Nyamas, de nada adianta seguir para os próximos passos. Com isso, pode-se reparar que o praticante tem uma longa estrada para percorrer.

Namastê,
Luis Mauricio.

Nenhum comentário: