Encontre no blog

domingo, 28 de dezembro de 2008

Matéria na Prana Yoga Journal - Dezembro/2008

Olá pessoal,

Esses dias no Aruna (link ao lado, em Escolas) fizeram uma sessão de fotos para a revista Prana Yoga Journal (aliás, vale a pena assinar: http://eyoga.uol.com.br/) e por um acaso do destino eu estava por lá fazendo uma aula do Anderson.

Seguem a matéria (clicar nas fotos para ampliar):







Namastê,

Luis Mauricio.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

India - Celebrações

O hinduísmo é a religião mais praticada na Índia. Com adeptos no mundo inteiro, o hinduísmo é representado por alguns templos no Brasil como o Ramakrishna Vedanta Ashrama, de São Paulo. O hinduísmo é norteado pelas escrituras nos Vedas, livros sagrados da religião. Os livros foram escritos em sânscrito, língua original da Índia.


Swami Sunirmalananda, um dos diretores do templo, contou que "entre as mais importantes celebrações do hinduísmo estão Durga Puja, Dasara, Ganesh Puja, Rama Navami, Krishna Janmashtami, Diwali, Holi, Baishakhi e outras". O mais importante sobre a religião, de acordo com o mestre indiano, é saber que "o hinduísmo é um tipo de vida, mais do que uma religião como as outras". Uma das mais velhas religiões no mundo, a religião que também é chamada de Sanatana Dharma diz que "cada momento é uma celebração", diz ainda o mestre.


"O Durga Puja é predominantemente celebrando em Bengala, mas também por outros povos. É a celebração da energia divina. O festival de Ganesh é celebrado nos estados do sul da Índia. As duas festas são grandes como o Natal para os brasileiros. Em todas as ruas se vê comemorações, danças alegres, cantos etc. Diwali é o festival das luzes. Cada casa, cada templo, em todo lugar se encontram lâmpadas, milhares e milhares, queimando a noite toda. Há muita alegria, fogos, muitas guloseimas.O significado das festas é que adorando a Energia Divina, adoramos Deus como Mãe e procuramos suas graças e nosso bem-estar espiritual. Em adorar Ganesha, procuramos sua bênção para o sucesso. No Diwali, destruímos a ignorância e encorajamos o conhecimento em nós mesmos", explica o Swami.

"Há também as festas parecidas com o Natal que são Rama Navami e Krishna Janmashtami. O Natal na Índia dá importância ao Papai Noel e à arvore de natal. Rama Navami é a celebração do nascimento de Rama. Krishna Janmashtami é o aniversário de Krishna", conta o Swami.


Fonte: http://religiao.cmaduro.com.br/espiritismo/natal-e-fim-de-ano-em-outras-religies


NAMASTÊ,

Luis Mauricio

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

OOOMMMmmm ...



Recebi uma mensagem do Thierry (www.yogalife.com.br) e gostaria de compartilhar com vocês. Segue abaixo:

"No final de cada ano, com o fechar de mais um ciclo, é altura de ponderação, de balanço interior. Quais as propostas de mudança com que iniciei este ano que está a acabar? Quais as mudanças que consegui implementar na minha vida? Quais dessas mudanças foram positivas? Quais as mudanças que não consegui efetuar? No final de cada ano as correntes coletivas aceleram ao máximo, se durante o ano estou sempre a correr, no final do ano acelero em sprint, deixando pouco tempo para estas e para outras ponderações. "Quem sou Eu? Qual o sentido da vida? Qual o meu propósito aqui?"

Corremos desenfriadamente durante todo o ano, e para onde vamos? Onde queremos chegar com tanta pressa? Será toda esta correria positiva para mim? A minha felicidade, satisfação e realização pessoal tem aumentado com a correria? Mas já sabemos algumas coisas... Sabemos que o estress é um inimigo da paz, da harmonia e do bem-estar, e, tentamos amenizar os efeitos do estress, uma massagem aqui, um final de semana ali, para dar a famosa "RELAXADA", ou a tão aclamada "ACALMADA", combatendo sempre os efeitos e não a causa.

"UMA NOVA VIDA"

Ter uma vida feliz, satisfatória, com Amor, Paz e Harmonia... É POSSIVEL SIM!!!
Mas é preciso fazer algumas mudanças, é preciso trazer este equilíbrio para a minha vida diária, é preciso querer viver melhor, é preciso cultivar esta paz na minha vida, rodear-me dela na medida do possivel, é preciso entender-me melhor, é preciso entender melhor os outros, é preciso viver mais "CONSCIENTE", mas primeiro que tudo é preciso acreditar que é possivel e que também eu mereço SER FELIZ.

O yoga ajuda-me a ser mais consciente, ajuda-me a encontrar os meu pontos de equilíbrio interno, ajuda-me a ter a percepção acerca do que está a causar desequilíbrio na minha vida e dá-me as forças necessárias para efetuar as mudanças melhorando a minha vida, ajuda-me a alcançar niveis de consciência superiores, que me permitem ter uma visão melhor da minha vida e de quem eu sou. Não esperem, não adiem, não procrastinem...

O melhor dia para iniciares as tuas práticas de yoga é hoje, põe as desculpas para o lado e inicia já a tuas práticas, aproveita este final de ano para trazer algo transformador para a tua vida, dedica esta momento a ti, e desta forma verás a transformação como algo possivel, e não adianta só a prática mecânica de àsanas, é preciso ir mais fundo dentro de ti...e para te guiar nessa jornada estamos cá à tua espera, basta quereres. (...)".

-----------------------------------------------------

Mensagem muito bonita que merece reflexão. Solicitei ao Thierry que eu pudesse compartilhar aqui no site suas palavras e ele não hesitou em permitir, respondendo: "é o nosso trabalho ajudar as pessoas a parar e a refletir um pouco para encontrarem o seu caminho.". Por aí, podemos ver a profundidade e a seriedade do trabalho com o Yoga. Obrigado, Thierry!!

Que todos possam usufruir das maravilhas proporcionadas pela prática profunda e constante do Yoga.

Namastê, abraços, boas vibrações neste final de ano,

Luis Mauricio.