Encontre no blog

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Retiro de Inverno 2019 - Recanto Paraíso (Salto de Pirapora/SP)



altar


Quando planejava o Retiro, já sabia que seria sensacional, porque sentia uma vibração incrível no coração. 

Meus agradecimentos aos participantes, que vieram de Santo André, Campinas, Itu e Sorocaba. Agradeço a confiança em meu trabalho e a maravilhosa participação de cada um de vocês durante as vivências! 

Não tenho como agradecer à Família Hernandes, nossos anfitriões, proprietários do Recanto Paraíso - Sr. Milton, Sra. Neusa, Paula e Caio - novamente foi um imenso prazer estar com vocês em mais um Retiro de Yoga. O carinho e o cuidado especial com tudo e todos certamente fizeram com que nosso grau de imersão nas práticas pudesse ser o maior possível, valeu mesmo! 


Paula, Luis, Neusa, Milton e Capitão América


A recepção aos participantes foi descontraída, com muita conversa bacana, gente do Bem, alegre e cheia de vontade de iniciar o maravilhoso final de semana que estava por vir. 


pronto!


friozinho & caldinhos quentes!


Depois de montarmos todas as barracas, fizemos uma sessão de apresentações e explicações sobre nossa agenda dos dois dias. Depois, jantamos maravilhosos caldos quentinhos e seguimos para o Ritual do Fogo Sagrado. Estudamos sobre esse elemento tão importante em nossas vidas, e fizemos uma prática intensa de meditação de transmutação de energias. Tivemos a oportunidade de estudar Meditação com os ensinamentos do Swami Dayananda através de um de seus livros. Foi sensacional preparar a noite de sono com essa vivência tão marcante. 



Ritual do Fogo Sagrado


A noite foi muito gelada e o acampamento foi para os fortes... Aliás, esse foi um dos propósitos do Retiro de INVERNO!

camping


Depois da noite extremamente fria, com uma lua maravilhosa a clarear nosso vasto campo verde, iniciamos o dia com um despertar às 7h, já com prática de Meditação, estudo dos Yamas e Niyamas e Pranayamas e Ásanas.


sala de prática


Ativamos nosso Agni através da prática de Bhastrika e, devido ao frio, fizemos a prática de asanas em dupla, a qual ajudou para sentirmos o delicioso calor humano! Foi muito divertido e gostoso praticarmos cedinho e trocarmos excelentes energias uns com os outros.


yoga em dupla

casal querido


Seguimos, então, para o tão esperado desjejum, e contamos novamente com as delícias do Recanto Paraíso durante o café da manhã - todos ficaram extremamente satisfeitos! O mais bacana é que o pessoal do Recanto tem muita história interessante para nos contar e sempre há a oportunidade de aprendermos sobre diversos assuntos com eles. 


meditação 


Depois de nos saciarmos com as delícias do café, seguimos para a sala de aula na Floresta, e pudemos estudar o Bhagavad Gita, detalhando três de seus dezoito capítulos. Fizemos a leitura e comentei cada capítulo com os participantes, os quais tiveram o entendimento do que é essa nobre canção, bem como saber de seu contexto na Filosofia Hindu e sua importância história, cultural, religiosa, humanitária. Cantamos mantras (com voz, violão e maracá!) e estudamos na mata. Depois, fomos para o tão esperado almoço. 


estudo da Gita

O almoço foi repleto de maravilhas do campo, em sua grande maioria do sítio mesmo. Comemos PANCs e muitas outras delícias, todas livres de qualquer tipo de sofrimento (portanto, certamente foi um almoço vegano) e de agrotóxicos (100% sem veneno). Sucos de diversas frutas do sítio foram preparados com muito carinho. E as pimentas... Ah, as pimentas... Uma mais gostosa que a outra! 


after lunch das garotas


Após o banquete, seguimos para uma caminhada no silêncio, a qual pudemos contemplar os arredores de uma parte da propriedade. Fizemos duas paradas estratégicas: uma no rio, outra no bambuzal. Na primeira, tive alguns insights que tive a chance de dividir com a turma depois, a respeito do fluxo da vida e das "corredeiras" que nos aguardam. Na segunda, entoamos o mantra OM dentro do bambuzal, foi muito interessante. 


cabaça 


Na sequência, fizemos nossa roda de conversa, na qual cada um pode expressar o que sentiu durante as vivências e práticas, bem como abrir o coração com a turma. Foi muito enriquecedor e bonito. 

Para finalizar, dançamos debaixo de um "chapéu verde" de plantas ao som de EDO & JO, com a música Siddhi Buddhi, foi lindo demais! 


dance floor 


Após o Retiro de Inverno 2019, meu coração ficou ainda mais alegre e minha essência vibrou na gratidão e na felicidade. 


Homens da minha vida

Agradeço a todos que já citei e, em especial, aos meus pais, que me dão o suporte necessário e levaram meus queridos filhos para curtirem a finalização com todos. Vocês são muito especiais! 


encerramento


encerramento


Beijos, abraços, Namastê, Ahow e até a próxima! 

Luis Mauricio Fiorelli

Nenhum comentário: