Encontre no blog

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

India - Celebrações

O hinduísmo é a religião mais praticada na Índia. Com adeptos no mundo inteiro, o hinduísmo é representado por alguns templos no Brasil como o Ramakrishna Vedanta Ashrama, de São Paulo. O hinduísmo é norteado pelas escrituras nos Vedas, livros sagrados da religião. Os livros foram escritos em sânscrito, língua original da Índia.


Swami Sunirmalananda, um dos diretores do templo, contou que "entre as mais importantes celebrações do hinduísmo estão Durga Puja, Dasara, Ganesh Puja, Rama Navami, Krishna Janmashtami, Diwali, Holi, Baishakhi e outras". O mais importante sobre a religião, de acordo com o mestre indiano, é saber que "o hinduísmo é um tipo de vida, mais do que uma religião como as outras". Uma das mais velhas religiões no mundo, a religião que também é chamada de Sanatana Dharma diz que "cada momento é uma celebração", diz ainda o mestre.


"O Durga Puja é predominantemente celebrando em Bengala, mas também por outros povos. É a celebração da energia divina. O festival de Ganesh é celebrado nos estados do sul da Índia. As duas festas são grandes como o Natal para os brasileiros. Em todas as ruas se vê comemorações, danças alegres, cantos etc. Diwali é o festival das luzes. Cada casa, cada templo, em todo lugar se encontram lâmpadas, milhares e milhares, queimando a noite toda. Há muita alegria, fogos, muitas guloseimas.O significado das festas é que adorando a Energia Divina, adoramos Deus como Mãe e procuramos suas graças e nosso bem-estar espiritual. Em adorar Ganesha, procuramos sua bênção para o sucesso. No Diwali, destruímos a ignorância e encorajamos o conhecimento em nós mesmos", explica o Swami.

"Há também as festas parecidas com o Natal que são Rama Navami e Krishna Janmashtami. O Natal na Índia dá importância ao Papai Noel e à arvore de natal. Rama Navami é a celebração do nascimento de Rama. Krishna Janmashtami é o aniversário de Krishna", conta o Swami.


Fonte: http://religiao.cmaduro.com.br/espiritismo/natal-e-fim-de-ano-em-outras-religies


NAMASTÊ,

Luis Mauricio

Nenhum comentário: